Seguidores

sábado, 1 de agosto de 2015

Poema com interpretação - Infância

introdução
Viver uma infância feliz, cercado de muito amor, junto à família, é o que
podemos chamar de vida saudável.
Imagine sua infância em uma grande fazenda, com liberdade, mas sem
amigos. Era assim a infância do narrador personagem seguinte. Percebe-se a
saudade do narrador, já adulto, de uma vida tranquila com a família, onde
tudo estava em seu lugar.

Leia:

Infância
Meu pai montava a cavalo, ia para o campo.
Minha mãe ficava sentada cosendo.
Meu irmão pequeno dormia.
Eu sozinho menino entre mangueiras
lia a história de Robinson Crusoé
Comprida história que não acaba mais.
No meio-dia brando de luz uma voz que aprendeu
a ninar nos longes da senzala – e nunca se esqueceu
chamava para o café.
Café preto que nem a preta velha
café gostoso café bom
Minha mãe ficava sentada cosendo
olhando para mim.
– Psiu... não acorde o menino.
Para o berço onde pousou um mosquito.
E dava um suspiro... que fundo!
Lá longe meu pai campeava
no mato sem fim da fazenda.
E eu não sabia que minha história
era mais bonita que a de Robinson Crusoé.
Carlos Drummond de Andrade

Sugestão de Interpretação de texto
Infância

1. Dê os elementos da narrativa, presentes no texto, pedidos a seguir:
a) Tempo
b) Espaço
c) Narrador
d) Personagens
e) Enredo

2. A maioria dos versos do poema encontra-se em que tempo?

3. Escreva o verso indicativo de que o menino não convivia com outras
crianças.

4. Escreva os dois versos que transmitem profunda paz, calma e preguiça.

5. Há uma comparação presente no poema. Comente-a.

6.Pesquise os dados sobre o autor - biografia.

7. Leia novamente “a palavra no contexto” sobre o personagem Robinson
Crusoé e escreva o que há de comum e de diferente entre o menino e o
personagem do romance de Daniel Defoe.

8. Na conclusão do poema o narrador sintetiza o motivo pelo qual escreve o
poema. Escreva estes versos conclusivos.

9. Produza um texto semelhante ao texto lido falando sobre a sua infância.