Seguidores

sábado, 1 de agosto de 2015

modelo de planejamento - Maternal


Eixos/dias
2ª FEIRA
3ª FEIRA
4ª FEIRA
5ª FEIRA
6ª FEIRA
Movimento motricidade
Período livre – Monta monta
Período livre - Lego
Período livre – palitos coloridos
Período livre – Livros
Período livre – panelinhas e fazendinha
Linguagem oral e escrita
Rodinha: Chamadinha, contagem, tempo e calendário com músicas
Rodinha: rotina do professor; caixa surpresa com brinquedos grandes e pequenos
Rodinha: rotina do professor;
Rodinha: rotina do professor; Conversa sobre grande e pequeno partindo do Livro – Grande e pequeno
Rodinha: rotina do professor; retomar conteúdos da semana.
Matemática
Classificação livre: O que serve pra brincar? Prepare uma caixa com brinquedos e objetos diversos, pedir às crianças que separem à sua maneira em caixas diferentes.
Classificação com uma propriedade comum: O que serve pra brincar? Oriente a separação indicando o que serve para brincar e o que não serve.
Classificação livre: separação de brinquedos. Prepare uma caixa só com brinquedos e peça que separem à sua maneira em duas caixas, observe os critérios e explore a ideia classificatória da criança grd/peq.
Classificação com uma P.C: separação de brinquedos grandes e pequenos. Prepare uma caixa com brinquedos e peça que separem em duas caixas, classificando como grandes e pequenos;
Classificação com uma P.C: separação de brinquedos grandes e pequenos. Prepare uma caixa com brinquedos e peça que separem em duas caixas, classificando como grandes e pequenos;
Ling. Oral e escrita
Hora do conto: João e o pé de feijão
Reconto enfatizando o tamanho do gigante e o menino.
Reconto enfatizando o tom de voz do gigante e do menino – grave e agudo.
Reconto enfatizando os passos de gigantes e do menino;
Reconto
Aula especializada
Aula de música
----------------------
----------------------
-----------------------
---------------------
Movimento e música
Vamos brincar com o corpo: Música A formiguinha em frente ao espelho em anexo.
Vamos brincar com o corpo: Música “Pedala, pedala, pedalinho”. Bia Bedran, em anexo.
Vamos brincar com o corpo: Música A formiguinha em frente ao espelho.
Vamos brincar com o corpo: Música “Pedala, pedala, pedalinho”. Bia Bedran,  em anexo.
Vamos brincar com o corpo: Música A formiguinha em frente ao espelho em anexo.
Período de atividades
Ativ. 1 Pintura com cola colorida do corpo
Finalizar ativ. 1 Quebra cabeças do corpo montagem e colagem
Ativ. 2  Cole papel picado no castelo
Finalizar a atividades 2 Cole algodão na nuvem do castelo do gigante.
Desenho livre
Psicomotricidade
Imitação: Ande como gigante – passos compridos, como João – passos curtos.
Ativ. Motoras no chão: pular rápido e lentamente
Ativ. Motoras no chão: arrastar com a barriga
Ativ. Motora
Andar na ponta do pé e nos calcanhares.
Ativ. Motoras no chão: rolar
Atividades extras
Modelagem com massinha

Dever de casa
Encher balão, jogar pra cima e pegar de volta;
Modelagem

Dever de casa
Roda de expressões faciais – brincar de fazer caretas e bocas;
Modelagem


* Os livros referidos acima estarão disponíveis na sala 09 – grande e pequeno/ João e o pé de feijão
* Cd com as músicas para trabalhar corpo estará disponível na sala 09. 
* FICHA PARA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA – anexa
Músicas

Pedalinho
Pedala, pedala
Pedala pedalinho
Me leva pra longe
Bem devagarinho

O mar tá bonito
Tá cheio de caminhos
Pedala, pedala
Pedala pedalinho
Formiguinha

Fui ao mercado comprar café
E a formiguinha e subiu no meu pé
Eu sacudi, sacudi, sacudi
Mas a formiguinha não parava de subir

Fui ao mercado comprar batata roxa
E a formiguinha e subiu na minha coxa
Eu sacudi, sacudi, sacudi
Mas a formiguinha não parava de subir

Fui ao mercado comprar melão
E a formiguinha subiu na minha mão
Eu sacudi, sacudi, sacudi
Mas a formiguinha não parava de subir

Fui ao mercado comprar jerimum
E a formiguinha subiu no meu bumbum
Eu sacudi, sacudi, sacudi
Mas a formiguinha não parava de subir

Fui ao mercado comprar um giz
E a formiguinha e subiu no meu nariz
Eu sacudi, sacudi, sacudi
Mas a formiguinha não parava de subir