Seguidores

sábado, 3 de janeiro de 2015

Oficinas Infantis




 
Duração da oficina: 1 encontro de 2h à 4h ( à combinar)
Público alvo: Crianças 3 a 12 anos.
Todas as oficinas valorizam o BRINCAR, como algo essencial para o desenvolvimento de qualquer pessoa. O brincar é a forma que a criança tem de expressar-se, comunicar-se, o caminho para a descoberta do mundo, para desvelar os mistérios do ser humano. Porque no brincar, em cada brincadeira, em cada ser brincante, o mundo recomeça, a história reescreve-se.
 BRINCANDO DE TEATRO.
JOGOS TEATRAIS: Com jogos lúdicos, música e brincadeiras, estaremos integrando o grupo, estimulando o contato com o outro, a colaboração e a troca.
CRIAÇÃO DE INSTRUMENTOS:  Usando materiais recicláveis , construiremos instrumentos musicais, sugeridos pela educadora ou inventado na hora pelas próprias crianças, depois da criação, brincaremos com ritmos formando um pequena orquestra.
CONFECCÇÃO DE BONECOS: Usando materiais recicláveis, construiremos bonecos de várias formas e tamanhos, aos construir bonecos e cenas a criança se reconhece e se revela através das cores, matérias escolhidos, vozes e histórias. Ao final faremos uma encenação com o grupo.
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COLETIVA : Com desenhos, escritos, elementos cênicos e jogos teatrais faremos um resgate de histórias pessoais e ouvidas ao longo da infância e construiremos em roda uma história coletiva a partir de inspirações trazidas pelos integrantes da oficina.

MEXENDO E REMEXER O CORPO
ARTE COM CORPO: Com tintas e materiais de várias texturas produziremos um     grande tapete utilizando partes diferentes do nosso corpo para transmitir a tinta para o tecido.
EXPRESSÃO CORPORAL: Com atividades lúdicas descobriremos as possibilidades  de movimentação do nosso corpo e maneiras de se expressar sem palavras
DANÇA COM ELEMENTOS DA NATUREZA: Esta atividade é sensorial, utilizaremos alguns materiais naturais : FOGO, TERRA, ÀGUA E AR de uma forma divertida entraremos em contato com as características  desses elementos e partir dessa pesquisa de forma lúdica criaremos histórias que serão expressadas através do nosso corpo em movimento.
CONTATO IMPROVISÃO: Com atividades lúdicas descobriremos as possibilidades  de movimentação do nosso corpo e maneiras de se expressar sem palavras. Utilizaremos tecidos, bexigas e o corpo do colega para criar uma dança onde o foco é o reconhecimento do próprio corpo e a interação do meu movimento com o movimento do outro. Estimulando o olhar e a interação com o outro.
DANÇA NO PARQUE: Em contato com a natureza, faremos uma pesquisa de texturas,   formas, cheiros e cores, que servirão com inspiração para criação da nossa dança espontânea. Sugerimos esta atividade acompanhada de um pic-nic.
 TEATRANDO
CONFECÇÃO DE CENÁRIOS: Usando materiais recicláveis, construiremos instalações e pequenos cenários. Estimulando a criança a materializar “sonhos”.
CONFECÇAO DE FIGURINOS: Usando materiais recicláveis e tecidos, construiremos    roupas e adereços de um personagem escolhido pela criança. Depois de desenhar com detalhes de cores e formas no papel, ela será estimulada a soltar a imaginação e confeccionar seu figurino.
 MAQUIAGEM TEATRAL: Criaremos em papel com detalhes de cores e formas o rosto de um personagem, que pode ser gente, bicho ou o que a criança imaginar. Depois da criação, a criança será estimulada a pintar seu próprio rosto, através do reconhecimento dos seus traços e estimulando a coordenação motora. As tintas usadas nesse oficina são antialérgica desenvolvidas especialmente para rostos de crianças.
CRIAÇÃO DE CENAS E APRESENTAÇÃO: As crianças serão estimuladas a criarem   através de desenhos ou escritos cenas, que depois serão ensaiadas e apresentadas no final da oficina. Usaremos elementos que as crianças tiveram contato durante a semana.