Seguidores

sábado, 20 de julho de 2013

Intervenções em Projetos

[]

PROJETO ELEIÇÕES NO BRASIL

APRESENTAÇÃO


 

... identificar, utilizar e produzir o Gênero Textual: Noticias, fazendo produções textuais do mesmo a partir dos conhecimentos adquiridos, desenvolvendo assim suas habilidades de leitura, escrita, interpretação de texto e sua oralidade. Com os textos organizarão jornais de notícias, jornais murais e portfólios. Esperando que o contato e o uso dos recursos tecnológicos os auxiliem no processo de seu aprendizado.

JUSTIFICATIVA


 

A mídia impressa que daremos ênfase a sua utilização durante o projeto será o jornal, por ser de mais fácil acesso ao nosso público-alvo e porque ele é um ótimo recurso didático, apresentando inúmeras vantagens para sua utilização, uma vez que "apresenta um conjunto dos mais variados conteúdos, preenche plenamente seu papel de objeto da comunicação... Levar jornais e revistas para a sala de aula é trazer o mundo para dentro da escola". (FARIA, 2003, p.11-12).

... TEXTOS que tratem de aspectos: políticos, sociais, culturais e dos temas transversais: ética e cidadania. Sendo que o gênero textual escolhido para o trabalho é: Noticias. Os alunos farão produções textuais do mesmo a partir dos conhecimentos adquiridos, desenvolvendo assim suas habilidades de leitura, escrita, interpretação de texto e sua oralidade e ainda sua consciência crítica. Com os textos organizarão jornais de notícias, jornais murais e portfólios.

PROBLEMATIZAÇÃO


 

O que sabemos? 

  • O evento de interesse, do povo brasileiro atualmente é as Eleições e os alunos da Escola têm interesse por informações sobre ele.
  • Poderemos utilizar este evento para os alunos evoluírem sua oralidade, leitura escrita, produção de textos e seu senso crítico.
  • A mídia impressa que temos disponível para utilização com todos os alunos é o Jornal (Principalmente, o Jornal A Tarde, que é recebido diariamente na
  • (Escola)
  • Na comunidade onde a escola está inserida a maioria dos alunos não tem acesso às Novas Tecnologias.
  • É necessário o acesso a elas e é a Escola que deve suprir esta carência e para isto poderemos utilizar:
  • Televisão e aparelho de DVD, para assistir programas relativos às Eleições.
  • Televisão para assistir notícias das Eleições
  • Computadores, que mesmo sem estar instalada a Internet, poderemos utilizar para digitar textos trabalhados durante o projeto.
  • A impressora da escola para imprimir textos produzidos por alunos e reprodução de textos diversos
  • Computador e Internet (da Secretaria da escola, de professores e alguns alunos) para pesquisas sobre as Eleições.
  • Câmera Fotográfica e Filmadora, para fotografar e filmar as várias etapas do desenvolvimento do Projeto.
  • Câmera Fotográfica para fotografar e fazer slides, para alunos e professores observarem as etapas do trabalho e depois montar estratégias para melhorá-las.
  • A Filmadora para fazer vídeos com os mesmos objetivos da Câmera Fotográfica.
  • Rádio para ouvir notícias das Eleições.
  • TV conectada ao Computador para assistir os vídeos.
  • Data Show para exibir slides

O que queremos saber?

Sobre as Eleições:

  • Sistema eleitoral
  • Partidos políticos
  • Fraude
  • Voto eletrônico
  • Convenção
  • Comício
  • Assembléia
  • Urna
  • Voto
  • Título de eleitor
  • Propostas dos candidatos
  • Direitos e deveres dos eleitores
  • Voto em branco e votos nulos
  • De quanto em quanto tempo há eleições
  • Democracia
  • República

Sobre o Jornal:

  • O que o é um jornal
  • Como está dividido o jornal
  • Qual é o caderno do jornal que traz mais noticias sobre as Eleições

Sobre o Gênero Textual Notícia:

  • O que é manchete
  • O que é notícia
  • Como podem ser divididas as notícias
  • Como as notícias chegam à imprensa
  • O que é necessário para que a notícia seja interessante:


 

Como vamos fazer?

Ações para o desenvolvimento do assunto:

  • Discutir o assunto.
  • Assistir a programas na TV relativos às Eleições
  • Exibir vídeos relativos às Eleições.
  • Sugerir entrevista com eleitores com idade acima de setenta anos cujo voto é facultativo.
  • Solicitar que pesquisem historicamente como aconteceu e se desenvolveu ao longo do tempo o processo eleitoral no Brasil.
  • Fazer comparação do mesmo fato em jornais diferentes. (Para desenvolver o senso critico dos alunos).
  • Fazer uma eleição simulada. Utilizaremos o texto Eleições na Mata para sensibilização.
  • Explicar novamente, como a atividade que será desenvolvida, sobre o Jornal e o Gênero Textual Notícia.
  • Colocar os alunos em contato com
    um corpus textual do gênero utilizado, que lhe sirva de referência, através de:
  1. Leitura de textos sobre o tema, trazidos para a sala pelas professoras com o Gênero Textual utilizado: Notícias.
  2. Apresentação de alguns jornais para identificação de notícias sobre as Eleições.
  3. Acompanhar as notícias nos jornais sobre as Eleições, principalmente no Jornal A Tarde.
  4. Fazer um resumo das noticias diariamente.
  5. Pesquisas em classe, sobre o tema em jornais e revistas (Gênero Textual utilizado: Notícias).
  6. Pesquisa extraclasse em outros suportes (jornal, revista, Internet) sobre notícias do tema.
  7. Recortar notícias de jornais sobre o tema para iniciar a montagem de um Jornal Mural.
  • Fazer um Jornal de Notícias das Eleições, com textos produzidos pelos alunos.
  • Organizar um Jornal Mural das Eleições

Concluindo o trabalho

  • Organizar os trabalhos para a culminância
  • Término do jornal mural e organização dos Portfólios

Produto Final, a partir das ações anteriores:

  • Produção de textos, do Gênero Textual: Noticias a partir dos conhecimentos adquiridos.
  • Jornal de Notícias das Eleições.
  • Jornal de Mural das Eleições.

    CULMINÂNCIA DO PROJETO:

    Situação Comunicativa, com as seguintes atividades:

    Pátio da escola:

  • Serão feitos pequenos stands, no pátio da escola, um para cada turma, para serem expostos os Portfolios das atividades que forem trabalhadas pelas turmas e os Jornais de Notícias das Eleições com textos produzidos pelos alunos.
  • Será exposto nas paredes, para socialização de todas as turmas, o Jornal de Mural das Eleições criado pelos alunos.
  • Os alunos de todas as turmas assistirão na televisão no pátio da Escola o resultado das eleições.


 

LINHA CENTRAL


 

OBJETIVOS


 

Objetivo Geral:


 

  • Este projeto visa um trabalho interdisciplinar, possibilitando aos alunos condições para sejam capazes de identificar, utilizar e produzir textos, coerentes e coesos do Gênero Textual: Noticias e que eles se apropriem dos diversos aspectos políticos, culturais, sociais e éticos contidos nas Eleições, situando-a no contexto escolar, utilizando os recursos tecnológicos como aliados ao seu processo de aprendizado.

INTERVENCÕES

Intervenção I - Sistematização do Conhecimento

  • Conversa informal com as crianças sobre as notícias divulgadas pela televisão, rádio e jornais sobre as Eleições para recolher os conhecimentos prévios. Isto será dividido em algumas etapas, logo no início da aula.
  • Fazer questionamentos:

    De quanto em quanto tempo há eleições?

    Quando acontecerão as Eleições de 2010?

    O que vocês têm assistido, escutado ou lido sobre as Eleições?

    O que vocês sabem sobre as Eleições?

    Quais os cargos serão disputados nas Eleições em 2010?

    Quais os principais partidos políticos que existem em nosso país?

    O que é Democracia?

    O que é República?

    Qual o significado de fraude, voto eletrônico, convenção, comício, assembléia, urna, voto e título de eleitor?

    O que são direitos e deveres dos eleitores?

    Qual a diferença entre voto em branco e votos nulos?

    Quais são as propostas dos principais candidatos à Presidência da República e Governador de seu Estado?

  • Levantar hipóteses sobre o provável:

    Governador do Estado e Presidente da República a serem eleitos.

  • Principais questionamentos sobre o assunto:

    Como você chegou a essa conclusão?

    Quais dados que nos leva a esta conclusão?

  • Discutir o assunto.
  • Explicar sobre a atividade que será desenvolvida e sobre o Jornal e o Gênero Textual Notícia.


     

    Apresentação da Atividade:

    Durante 12 aulas de Português trabalharemos com o Gênero Textual Notícias, Faremos um Jornal Mural com recortes de notícias e um Jornal de Noticias com textos produzidos pelos alunos a partir dos conhecimentos adquiridos através de várias ações do Projeto.


     

    Explicar sobre o jornal:

    O que o é o jornal e que ele está dividido em cadernos e estes em seções.

    O que é manchete:

    A manchete fica na primeira página do jornal, é o título principal, é escrita com letras grandes e é considerada a mais importante do dia dentre as notícias contidas no jornal.

    O que é notícia:

    As notícias são a matéria-prima do jornal e que elas podem ser: Locais, Nacionais e Internacionais.

    A noticia é uma narrativa de um acontecimento atual. Ela chega aos veículos de imprensa por meio de repórteres, correspondentes, agências de notícias e assessorias de imprensa.

    Para que uma notícia seja interessante:

    A notícia deve ser um fato importante para interessar ao público.

    Ela deve conter informações novas


    Fazer questionamentos:

    Qual é o caderno do jornal que traz mais noticias sobre as Eleições?

    Quais as notícias que serão importantes para nós brasileiros acompanharmos neste período que antecede às eleições?


     

    Intervenção II - Ações para Desenvolver os Conteúdos Conceituais e Atitudinais

    Ações para apreensão do assunto:

    • Conversa informal, para colher conhecimentos prévio sobre assuntos relativos ao tema, ao jornal e sobre o Gênero Textual em pauta.
    • Discutir o assunto. Formar equipes e promover debates sobre os diversos assuntos.
    • Assistir programas na TV relativos às Eleições, no Laboratório de Informática, onde estão a TV e demais aparelhos.
    • Exibir vídeos relativos às Eleições. Trazer vídeos com debates e plataformas dos candidatos para serem exibidos.
    • Sugerir entrevista com eleitores com idade acima de setenta anos cujo voto e facultativo. Perguntar por que votam?

      Muitas crianças em nossa comunidade vivem com os avós. A entrevista poderá ser individual e extra-classe.

    • Solicitar que pesquisem historicamente como aconteceu e se desenvolveu ao longo do tempo o processo eleitoral no Brasil. Esta pesquisa será feita individualmente e em grupos, na escola ou extraclasse, em jornal, revista e Internet.
    • Fazer comparação do mesmo fato em jornais diferentes. (Para desenvolver o senso critico dos alunos)

      Solicitar que cada grupo trabalhe comum exemplar de jornais diferentes, do mesmo dia, para fazer comparação das notícias do mesmo fato. Estimular os alunos a opinarem sobre os fatos noticiados, explicando que cada um pode ter uma opinião diferente sobre o mesmo fato, sem que isto queira dizer que um está certo e o outro errado.

    • Fazer uma eleição simulada, com os alunos recebendo nomes de animais (estaremos trabalhando com animais nesta unidade) Utilizará o texto Eleições na Mata para sensibilização. As cédulas serão impressas e faremos a apuração tirando as cédulas da urna e fazendo o registro no gráfico de barras.
    • Explicar novamente, como a atividade que será desenvolvida, sobre o Jornal e o Gênero Textual Notícia.
    • Colocar os alunos em contato com um corpus textual do gênero utilizado, que lhe sirva de referência, através de:

      a) Leitura de textos sobre o tema, trazidos para a sala pelas professoras com o Gênero Textual utilizado: Notícias.

      b) Apresentação de alguns jornais para identificação de notícias sobre as Eleições (Utilizar principalmente o Jornal A Tarde, que é recebido diariamente na Escola).

      c) Acompanhar as notícias nos jornais sobre as Eleições, principalmente no Jornal A Tarde.

    d) Fazer um resumo das noticias diariamente.

  1. Pesquisas em classe, sobre o tema em jornais e revistas (Gênero Textual utilizado: Notícias). Pesquisar na sala de aula, em jornais e revistas, as notícias que falem sobre os diversos aspectos políticos, sociais, culturais e éticos, que fazem parte desse evento.

Este trabalho será feito em grupo de quatro alunos.

f) Pesquisa extraclasse em outros suportes (jornal, revista, Internet) sobre notícias do tema.

Pesquisar em jornais, revistas ou Internet, em casa ou em Biblioteca, sobre as propostas dos principais candidatos à Presidência da Republica e Governador de seu Estado.

g) Recortar notícias de jornais sobre o tema para iniciar a montagem de um jornal mural.

  • Fazer um Jornal de Notícias das Eleições

    Com textos produzidos pelos alunos, a partir dos conhecimentos adquiridos através do contato com as notícias lidas, ouvidas ou assistidas. As notícias deverão contemplar os diversos aspectos políticos, culturais, sociais e éticos, contidos no evento.

    Esta atividade será feita em equipes de cinco alunos.

    Dividir as tarefas entre os participantes do grupo para escrever os artigos, digitar, ilustrar e paginar o jornal.

  • Organizar um Jornal Mural das Eleições
    Trabalhar diariamente na montagem de um Jornal Mural das Eleições.

    Recortar notícias de jornais sobre o tema para fazer a montagem do Jornal Mural das Eleições.

    Espalhar folhas de papel metro pelas paredes da sala e também no pátio da escola. Todas as folhas terão títulos, que serão: A Eleições de Ontem e de Hoje, Notícias das Eleições, Curiosidades sobre as Eleições.

    Este trabalho será feito individual ou em grupo dependendo do dia e da quantidade de material coletado. Os alunos que trouxerem notícias de casa poderão colá-las no Jornal Mural das Eleições e socializá-las com os demais alunos. Em outras vezes no trabalho coletivo depois da leitura das manchetes e notícias, cada grupo selecionará o que é mais importante, recortará e depois irá colar no Jornal Mural.

Concluindo o trabalho

  • Organização dos trabalhos para a culminância.
  • Término do Jornal de Mural das Eleições e organização dos Portfólios.


     

    Produto Final, a partir das ações anteriores:

    a) Produzir textos, coerentes e coesos do Gênero Textual: Noticias a partir dos conhecimentos adquiridos.

    b) Jornal de Notícias das Eleições, com os textos produzidos a partir das notícias lidas, ouvidas ou assistidas sobre o tema.

    c) Jornal de Mural das Eleições criado pelos alunos.


     

Intervenção III - Contato e utilização dos recursos tecnológicos


 

  • Jornais e revistas, para pesquisas em classe e extraclasse.
  • Televisão para assistir notícias das Eleições.
  • Televisão e aparelho de DVD, para assistir programas relativos às Eleições.
  • Computadores, do laboratório, que mesmo sem estar instalada a Internet, poderemos utilizar para digitar textos trabalhados durante o projeto.
  • Computador e Internet (da Secretaria da escola, de professores e alguns alunos) para pesquisas sobre as Eleições.
  • Impressora da escola para imprimir textos produzidos por alunos e reprodução de textos diversos
  • Câmera Fotográfica e Filmadora, para fotografar e filmar as várias etapas do desenvolvimento do Projeto.
  • Câmera Fotográfica para fotografar e fazer slides, para alunos e professores observarem as etapas do trabalho e depois montar estratégias para melhorá-las.
  • Filmadora para fazer vídeos com os mesmos objetivos da Câmera Fotográfica.
  • Rádio para ouvir notícias das Eleições
  • Data Show para exibir slides para alunos e professores observarem as etapas do trabalho e depois montar estratégias para melhorá-las.


     

    Intervenção IV - Situações de Socialização


     

    Assistir à exibição de vídeos e programas sobre as Eleições

  • Cada turma irá para o Laboratório de Informática, onde tem Televisão, DVD e Data Show e assistirá a vídeos e programas sobre as Eleições. Assistirão também a exibição de slides com a utilização do Data Show, para observarem as etapas do Projeto.
  • Eleição simulada, com os alunos recebendo nomes de animais (estaremos trabalhando com animais nesta unidade) Utilizará o texto Eleições na Mata para sensibilização.


     

    CULMINÂNCIA DO PROJETO:

    Situação Comunicativa, com as seguintes atividades:

    Pátio da escola:

  • Serão feitos pequenos stands, no pátio da escola, um para cada turma, para serem expostos os Portfolios das atividades que forem trabalhadas pelas turmas e os Jornais de Notícias das Eleições com textos produzidos pelos alunos.
  • Será exposto nas paredes, para socialização de todas as turmas, o Jornal de Mural das Eleições criado pelos alunos.
  • Os alunos de todas as turmas assistirão na televisão no pátio da Escola o resultado das eleições. Dependendo do horário usaremos gravação em DVD

    Antes de irem para o pátio conversaremos sobre Ética e Democracia. Qualquer que seja o candidato eleito tem que respeitá-lo e a opinião dos colegas e demais pessoa também deverá ser respeitada. Na democracia todos têm direito a emitir opinião.

    MÍDIAS E TECNOLOGIAS DISPONÍVEIS PARA INTEGRAR O PROJETO


     

    Papel ofício, papel metro, papel laminado, Caixa de lápis hidro cor, lápis de cor, cola, tesoura, tinta, retratos de candidatos das Eleições 2010 (Santinhos), reprodução de textos, revistas, jornais e outros documentos vinculados à mídia, figuras, mural, televisão, aparelho de CD ROM, microssistema, Computador com acesso a Internet, impressora, câmera fotográfica e filmadora, rádio.

    CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO PROJETO


     

    • Avaliação do aluno: Acontecerão durante o desenvolvimento do trabalho, as novas informações adquiridas, as dúvidas, as questões esclarecidas e as conclusões construídas serão avaliadas e compartilhadas constantemente.


     

    • Avaliação do projeto: Será feita pelos professores, no decorrer do trabalho para verificar o desenvolvimento.

    Em caso de necessidade, fazer alguma modificação.

    Após a culminância do projeto, registrar os resultados obtidos, os quais serão compartilhados com professores e a Direção no AC da Escola.


     

    REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:


     

    A TARDE. Jornal diário. Salvador: Editora A Tarde, várias edições. (Edições de 13 de setembro a 08 de outubro de 2010).

    FARIA Maria Alice. O jornal na sala de aula – A organização de um jornal, leitura crítica, redação escolar e linguagem de Imprensa. São Paulo, Contexto. 1996.

    __________Como usar o jornal na sala de aula. 8ª edição, (coleção repensando o ensino) São Paulo: Contexto. 2003.

    LOPES-ROSSI, M. A. G. Procedimentos para estudo de gêneros discursivos da escrita. Revista Intercâmbio, volume XV. São Paulo: LAEL/PUC-SP, ISSN 1806-275X, 2006.


     

    PAOLINELLI, Honor Alice de Araújo Mattos. COSTA, Sérgio Roberto. Práticas de leitura/escrita em sala de aula.


     

    REFERÊNCIAS ELETRÔNICAS:


     

    WIKIPEDIA. Eleição Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Elei%C3%A7%C3%A3o Acesso em: 12/ 09/ 2010

    PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR. Marcos da Aprendizagem. Disponível em: <http://www.smec.salvador.ba.gov.br/site/documentos/espaco-virtual/espaco-educar/ensino-fundamentalI/marcos-de-aprendizagem-ciclo-I.pdf> Acesso em: 12/ 09/ 2010


     


 


 

Copa do Mundo

INTERVENÇÕES DIDÁTICAS


 

Intervenção I - Sistematização do Conhecimento


 

  • Conversa informal com as crianças sobre as notícias divulgadas pela televisão, rádio e jornais sobre a Copa do Mundo para recolher os conhecimentos prévios.
  • Fazer questionamentos:

Qual é o caderno do jornal que traz noticias de futebol e outros esportes?

Onde acontecerá a Copa do Mundo?

Quando acontecerá?

Quais as notícias que serão importantes para nós brasileiros?

  • Levantar hipóteses sobre o provável campeão.
  • Discutir o assunto.


 

Intervenção II - Ações para Desenvolver os Conteúdos Conceituais e Atitudinais


 

Trabalhar a letra da música: Comemorar (Copa do Mundo 2010) de Jorge e Mateus

Subdividir a turma em grupos de quatro alunos cada, para:

  • Fazer anotações individuais do que acharem importante na música e no texto.
  • Trocar idéias entre os componentes do grupo.
  • Produzir um texto coletivo pertinente ao assunto.
  • Propor que um aluno de cada grupo leia o texto produzido.

Apresentação de alguns jornais  para identificação de notícias sobre a Copa do Mundo. (Utilizar principalmente o Jornal A Tarde, que é recebido diariamente na Escola)

  • Explicar que as notícias são a matéria-prima do jornal e que elas podem ser: Locais, Nacionais e Internacionais.
  • Apresentar aos alunos, jornais  para identificação de notícias sobre a Copa do Mundo,
  • Explicar que o jornal está dividido em cadernos e estes em seções.
  • Explicar que a manchete fica na primeira página do jornal, é escrita com letras grandes e são consideradas as mais importantes do dia.

    Apresentar a atividade fazendo as indagações:

  • Qual será o caderno mais adequado para procurar as notícias sobre a Copa do Mundo?
  • Onde fica o caderno de esportes no jornal?
  • O que é Manchete do Jornal e onde fica?
  • Qual a informação central do texto?

Trazer jornais e revistas de casa para trabalhar a fonte, data, autor, público alvo e a finalidade do texto.

  • Os alunos e professoras deverão trazer jornais de casa para identificar a fonte, data, autor, público alvo, a finalidade do texto, Caso alguns alunos não tragam, o trabalho deverá ser feito com o material que é recebido pela escola.

Acompanhar as notícias nos jornais sobre a Copa do Mundo, principalmente no Jornal A Tarde.

  • Fazer leitura de noticiários diários (textos jornalísticos, notícias, reportagens, entrevistas).
  • Acompanhar a agenda da Copa do Mundo, principalmente os jogos do Brasil bem como a de seus oponentes.

Fazer um resumo das noticias diariamente.

  • Após o trabalho com diversos gêneros textuais os alunos deverão fazer diariamente, um resumo das noticias.


 

Pesquisas em classe, em jornais e revistas (Gêneros textuais utilizados: Notícias, reportagens, entrevistas).

  • Pesquisar na sala de aula, em jornais e revistas, notícias, reportagens, entrevistas que falem sobre aspectos físicos, sociais, econômicos e humanos da África do Sul, curiosidades sobre usos e costumes daquele país. Este trabalho será feito em grupo.


     

Pesquisa extraclasse  em outros suportes (jornal, revista, Internet sobre notícias sobre o tema).


 

  • Pesquisar em jornais, revistas ou Internet, em casa ou em Biblioteca, sobre as Copas anteriores e porque este esporte virou uma paixão para os brasileiros. ( Pesquisa individual)


 

Fazer um Jornal de Notícias, a partir das notícias lidas, ouvidas ou assistidas sobre o tema.

Esta atividade terá um planejamento especial, para a etapa final do Projeto, depois que os alunos já conhecerem as diversas modalidades textuais que poderão ser encontradas nos jornais. O trabalho será feito em equipes de 8 alunos.

  • Escolher os itens que vão aparecer no jornal:

Editorial, notícias, entrevista, esportes, resenha, tirinhas de desenhos.

  • Dividir as tarefas entre os participantes do grupo para escrever os artigos, digitar, ilustrar e paginar o jornal.
  • Organizar os jornais para serem colocados na exposição da Culminância.


 

Trabalhar diariamente na montagem de um jornal mural.

  • Recortar notícias de jornais e reportagens sobre o tema para iniciar a montagem do jornal mural.
  • Espalhar folhas de papel metro pelas paredes da sala e também no pátio da escola. Todas as folhas terão títulos, que serão: A Copa de Ontem e de Hoje, Notícias da Copa do Mundo, Curiosidades da África.
  • Este trabalho será feito individual ou /e em grupo dependendo do dia e da quantidade de material coletado. Os alunos que trouxerem notícias de casa poderão colá-las no jornal mural e socializá-las com os demais alunos. Em outras vezes no trabalho coletivo depois da leitura das manchetes e notícias, cada grupo selecionará o que é mais importante, recortará e depois irá colar no jornal mural.

Produção de textos a partir das notícias, reportagens, manchetes de revistas e de jornais lidos:

Produção de textos individuais e coletivos

  • Fazer o levantamento do conhecimento prévio dos alunos sobre o sobre o que já sabem sobre da Copa do Mundo (os alunos já terão pesquisado e assistido a noticiários e vídeos).
  • Dividir a turma em grupos, e os mesmos serão convidados a produzirem um texto coletivo sobre Copa do Mundo.
  • Os componentes do grupo irão trocar idéias entre si.
  • Será proposto que um aluno de cada grupo leia em voz alta um parágrafo do texto que produziram Depois cada aluno do grupo ditara um parágrafo e outro será o escriba, formando no quadro um texto, para a socialização. Cada equipe repetirá o procedimento.

Organização dos trabalhos para a culminância.

  • Organizar os Portfolios das atividades que forem trabalhadas pelas turmas (Relatórios das atividades em classe, jornais e resumos de notícias, panfletos e textos).
  • Exposição de cartazes e Jornal de Mural
  • Serão expostos nas paredes, para socialização de todas as turmas, os
    cartazes e o Jornal Mural da Copa criado pelos alunos.

Término do jornal mural.

  • Esta atividade será feita, seguindo os princípios éticos já citados. Independentemente da Seleção que for a vencedora.


 

Relatório da atividade extraclasse: Jogo de Futebol

Este relatório não irá para os Portfolios, uma vez que eles já estarão na exposição no pátio da escola. O referido relatório deverá ser entregue aos professores para analise.


 

Intervenção III - Contato e utilização dos recursos tecnológicos


 

  • Pesquisas em classe, em jornais e revistas.
  • Televisão e aparelho de DVD, que poderemos utilizar para assistir à abertura da Copa e exibir vídeos de Copas anteriores.
  • Utilização do Computador e Internet para pesquisas sobre Futebol e sobre a Copa do Mundo

  • Câmera Fotográfica e Filmadora, para fotografar e filmar as várias etapas do desenvolvimento do Projeto, inclusive a partida de Futebol da Culminância.
  • Câmera Fotográfica para fotografar e fazer slides, para alunos e professores observarem as etapas do trabalho e depois montar estratégias para melhorá-las.

  • A filmadora servirá para fazer vídeos com os mesmos objetivos da Câmera Fotográfica.
  • Rádio para ouvir notícias da Copa,
  • Televisão para assistir notícias da Copa.
  • Aparelho de CD ROM e Microssistem, para colocar músicas,

  • TV conectada ao Computador para assistir os vídeos e ver os slides.
  • A impressora será utilizada para imprimir a letra da música que será trabalhada, textos produzidos por alunos e reprodução de textos diversos.
  • Utilização de mapas da África e da África do Sul, mapa-múndi, Globo Terrestre.


 

Intervenção IV - Situações de Socialização


 

Cantar a música: Comemorar (Copa do Mundo 2010) de Jorge e Mateus

  • Distribuir a letra da música xerocada.
  • Colocar o CD no Microssistem.
  • Cantar a música com os alunos

Assistir e participar ao desfile da Garota e Garoto da Copa 2010.

  • Serão feitas inscrições para o desfile e concurso da Garota e Garoto da Copa 2010 e depois será feito o desfile dos candidatos e os alunos de todas as salas assistirão. Os alunos vencedores receberão uma faixa e serão coroados

Assistir à abertura da Copa, em televisão no pátio da Escola.

  • Os alunos de todas as turmas assistirão à abertura da Copa, em televisão no pátio da Escola.


 

Assistir à exibição de vídeos de Copas anteriores

  • Cada turma irá para o Laboratório de Informática, onde tem Televisão e DVD e assistirá retrospectivas das Copas.


 

Culminância do Projeto:


 

Pátio da escola:

  • Serão feitos pequenos stands, no pátio da escola, um para cada turma, para serem expostos os trabalhos de
    Artes produzidas pelos alunos nas sensibilizações das aulas, os portfólios das atividades que forem trabalhadas pelas turmas,
    os Jornais de Notícias da Copa criados pelos alunos.
  • Serão expostos nas paredes, para socialização de todas as turmas, os
    cartazes e o Jornal de Mural da Copa criado pelos alunos.


     


Quadra de Esportes da Comunidade:

  • Jogo de futebol, um time do Turno Matutino e outro do Turno Vespertino.

Alunos do Turno Matutino e do Turno Vespertino serão convidados para disputar uma partida de Futebol,
na Quadra de Esportes da Comunidade.

Na ocasião do convite será ressaltada a importância dos esportes para a nossa saúde e que nos esportes o importante é competir. Não importa o resultado, temos que ter respeito pelo esforço e dedicação dos jogadores da nossa seleção e das outras também. Ressaltaremos também os aspectos éticos do Jogo de Futebol, que é um jogo de equipe, onde ninguém ganha sozinho, proporcionando a socialização dos participantes. O primeiro passo no futebol é acatar as regras e obedecer às ordens. Os atletas, além de talento para o esporte, devem ter o senso de igualdade e solidariedade, ter boa relação com os outros membros de equipe, sem humilhar ou agredir os adversários.

Na ocasião da disputa da partida entre as duas equipes deverá ter a torcida de outras salas.

E após o resultado, os alunos farão um relatório que deverá ser entregue aos professores para analise. Este relatório não irá para os portfólios, uma vez que eles já estarão na exposição no pátio da escola.


MÍDIAS E TECNOLOGIAS DISPONÍVEIS PARA INTEGRAR O PROJETO


 

Papel ofício, papel metro, papel laminado, Caixa de lápis hidro cor, lápis de cor, cola, tesoura, tinta, palitos, fita métrica, bandeiras dos países participantes, figura do mascote da Copa do Mundo 2010, mapa da África e da África do Sul, mapa-múndi, Globo Terrestre, reprodução de textos, revistas, jornais e outros documentos vinculados à mídia, figuras, mural, televisão, aparelho de CD ROM, Microssistem, Computador com acesso a Internet, impressora, câmera fotográfica e filmadora, rádio, material esportivo, bola.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO PROJETO


 

Avaliação do aluno: Acontecerão durante o desenvolvimento do trabalho, as novas informações adquiridas, as dúvidas, as questões esclarecidas e as conclusões construídas serão avaliadas e compartilhadas constantemente.


 

Avaliação do projeto: Será feita pelos professores, no decorrer do trabalho para verificar o desenvolvimento.

Em caso de necessidade, fazer alguma modificação.

Após a culminância do projeto, registrar os resultados obtidos, os quais serão compartilhados com professores e a Direção no AC.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


 

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEE, 2001.


 

FARIA Maria Alice. O jornal na sala de aula – A organização de um jornal, leitura crítica, redação escolar e linguagem de Imprensa. São Paulo, Contexto. 1996.  
__________Como usar o jornal na sala de aula. 8ª edição, (coleção repensando o ensino) São Paulo: Contexto. 2003.


 

FREIRE, Paulo. Pedagogia dos sonhos possíveis. São Paulo: UNESP, 2001.


 

KLEIMAN, Ângela B. Os significados do letramento. Campinas: Mercado de letras, 1995.


 

REVISTA NOVA ESCOLA. São Paulo: Editora Abril. África, a Bola da Vez. Páginas 40-47, mês maio/2010, ano XXV, nº232.


 

BIBLIOGRAFIA:


 

A TARDE. Jornal diário. Salvador: Editora A Tarde, várias edições. (Edições de 04 de maio a 12 de julho).


 

REFERÊNCIAS ELETRÔNICAS:


 

WIKIPEDIA. Copa do Mundo FIFA. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_do_Mundo_FIFA> Acesso em: 02/ 05/ 2010


 

WIKIPEDIA. Copa do Mundo FIFA de 2010. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_do_Mundo_FIFA_de_2010> Acesso em: 05 /05/ 2010


 

PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR. Marcos da Aprendizagem. Disponível em: <http://www.smec.salvador.ba.gov.br/site/documentos/espaco-virtual/espaco-educar/ensino-fundamentalI/marcos-de-aprendizagem-ciclo-I.pdf> Acesso em: 02/ 05/ 2010