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segunda-feira, 29 de julho de 2013

Consciência Fonológica+Atividades

Neste ano estou com algumas crianças com muita dificuldade em reconhecer e assimilar fonema e fonema com grafema correspondente.Por isto reuni mais material de pesquisa na NET para servir de repertório de imagens, cópias e adaptações para criação de próprio material, conforme as prioridades que tenho no momento.Ampliarei a postagem com minhas próprias experiências.
Compartilho para que tenhamos proveito e resultados.
Rosangela Vali
A consciência fonológica refere-se à percepção do som da fala. É uma capacidade cognitiva a ser desenvolvida, a qual contribui no processo de aquisição da leitura e da escrita. Sua importância está ligada a compreensão do principio alfabético e ao desenvolvimento de habilidades como o reconhecimento de sílabas e fonemas numa palavra.
O uso da consciência fonológica por professores alfabetizadores é de grande importância, visto que esta ajuda no desenvolvimento de habilidades pelo aprendente, essas habilidades estão relacionadas à correspondência grafonemica, onde “o sistema alfabético de escrita associa um componente auditivo fonêmico a um componente visual gráfico” (GUIMARÃES, 2006). E para se compreender o sistema alfabético são necessárias algumas habilidades como “a consciência de que é possível segmentar a língua falada em unidades distintas e a consciência de que essas mesmas unidades repetem-se em diferentes palavras faladas” (GUIMARÃES, 2006), isso corresponde a consciência de sílabas e a consciência de palavras. Podendo-se então utilizar recursos da consciência fonológica para obter esses resultados, ou seja, para se ter “o conhecimento geral dos segmentos que compõe a fala (rimas, aliterações, sílabas e fonemas).” (GUIMARÃES, 2006)

Embora o objetivo maior da leitura e escrita seja a produção e interpretação de diferentes tipos de texto, não é possível chegar efetivamente a tais habilidades sem o prévio desenvolvimento da consciência fonológica e sem o conhecimento das correspondências entre as letras e os sons. Por isso, as atividades de interpretação e de produção de textos são iniciadas apenas após os alunos já terem adquirido algumas habilidades essenciais no níveis da letra e da palavra, conforme recomendado por pesquisadores em todo o mundo.
Consciência Fonológica

Abaixo seguem alguns exemplos de atividades que estimulam o desenvolvimento da consciência fonológica em vários níveis (palavra, sílaba, rima, aliteração e fonema).
Consciência de Palavras: substituir uma pseudopalavra por uma palavra correta.
1 – Uma mesa tem quatro mecas. 
2 – O menino comeu telos.
Consciência silábica: categorizar figuras conforme a sílaba inicial de seus nomes.
bolo+boneca
casa+cabide
maçã+mágico
Rimas:
exemplo 1 - Diga:
um animal que termina com /to/ [gato, pato, rato].
um animal que termina com /co/ [macaco, porco, marreco]
exemplo 2 - Categorização de cartas de acordo com o som final.
Aliterações: colorir figuras que iniciam com o mesmo som da figura alvo – BONECA – /b/
Atividade de manipulação silábica (adição e subtração de sílabas):
a) Vamos formar palavras novas. Vamos usar essas formas geométricas aqui e vamos dizer como ficam as palavras se nós colocarmos ou tirarmos as partes. Por exemplo, esse círculo aqui é /meu/. [Colocar o círculo].

Fica /comeu/. Vocês viram! Nós formamos uma palavra diferente.
Identidade Fonêmica: teatro de fantoches em que uma das personagens fala algumas palavras “bobas”, trocando os fonemas.
” … Mas eu não gosto de Cutebol, eu gosto mais de Fôlei. Tinha umas meninas brincando de Goneca…”
Consciência fonêmica: adição de fonemas.
Ensino das correspondências letra-som:

Exemplo de atividade:
Letra inicial:
classificar por imagens ou palavras a cada letra
Fala e ampliação de vocabulário-
identificação de sons diferentes:

- Realização do jogo 
“Bingo dos Sons


Trabalhar a letra inicial e pode adaptar para 
o bingo da sílaba inicial:


Diversas pesquisas revelam que “a consciência fonêmica é o melhor preditor para a aquisição da leitura e escrita, devendo, durante a alfabetização, ser treinada, uma vez que não surge espontaneamente nas crianças” (JARDINI E SOUZA, 2006). De acordo com pesquisas de GOMES, CAMPOS, NASCIMENTO e NOGUEIRA (2006) seguindo-se as realizações de atividades de consciência fonológica foi constatado que as “crianças evoluíram na escrita, produções de texto e leituras, demonstrando um melhor desempenho na leitura e compreensão de histórias ou enunciados de atividades”. Certificando que o trabalho com consciência fonológica contribui de forma significativa no aprendizado dos educandos.